Envelhecer com saúde

Envelheça com saúde. Acompanhamento médico desde cedo ajuda a envelhecer com qualidade

O envelhecimento é dito um processo  natural do desenvolvimento de cada homem e de cada mulher, assim como  quando passamos pela infância e pela adolescência. Nessa época da vida, são muitas as mudanças de hábitos, prioridades, gostos e de cuidados com o bem-estar. A idade que avança com o tempo traz também maiores preocupações com a saúde.

Durante o envelhecimento, o organismo passa por diversas mudanças, com repercussões físicas, psíquicas e sociais. O ideal é não só cuidar ou remediar, mas prevenir. Se nem todas as doenças são ainda totalmente evitáveis, algumas delas, entre as mais comuns, podem ser minimizadas, para que a pessoa envelheça com sucesso.

A médica geriatra Luciana Pricoli Vilela, especialista em cuidados com a pessoa idosa, aponta que o ideal é o acompanhamento desde cedo, por volta dos 40 anos ou mesmo antes dessa idade. “O geriatra pode começar o seguimento de uma pessoa a partir da idade adulta, já que ele também é um clínico geral. Esse profissional sempre procura ver o paciente como um todo, integrando as múltiplas especialidades. Sempre é importante ter um médico que nos conheça por inteiro e que esteja preparado para nos ajudar no futuro”, explica Luciana.

Senescência x Senilidade

Em um cenário mundial, onde o aumento da expectativa de vida se eleva, algumas pessoas envelhecem com prazer, outras não encaram o envelhecimento como um processo natural e se amedrontam diante da possibilidade. Dois processos de envelhecimento norteiam essa fase da vida: senescência, que é o processo normal de adaptação do organismo à nova fase de vida, e a senilidade, que desenvolve um processo anormal, patológico.

Em um processo de senescência são esperadas alterações naturais e mais comuns, como a diminuição do vigor, da força e da rapidez de reações e funções, físicas e mentais. “Pelos atuais conhecimentos científicos, sabe-se que o avançar do tempo traz alterações no organismo que são notadas quando o comparamos ao desempenho do adulto jovem. Essas alterações são muito discretas, ainda que contínuas, porém, não são intensas o suficiente para comprometer a vida do idoso a ponto de ele perder independência e autonomia”, afirma a geriatra.

Já a senilidade se percebe devido aos processos anormais do envelhecimento. “Os efeitos ao longo dos anos de doenças mal controladas, levam a desgastes do organismo que vão além do processo natural. Portanto, o diagnóstico precoce e o acompanhamento rigoroso das doenças que por ventura nos acometerem ao longo da vida são essenciais para um envelhecimento saudável”, completa Luciana. São exemplos de comprometimentos frequentes as doenças cardíacas, a dificuldade motora por causa de artrose, a perda de memória devido à doença de Alzheimer e as doenças pulmonares.

“Ainda que seja uma realidade, não é possível evitar por completo o envelhecimento, uma vez que se trata de um processo natural do ciclo de vida de todos os seres vivos, e, sendo assim, cabe-nos cuidar agora para que tenhamos um envelhecimento com qualidade e bem-sucedido”, finaliza a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...